Foto: Bruno Concha/Secom PMS Dando largada da Pista de Obstáculos itinerante, a Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM
Dando largada da Pista de Obstáculos itinerante, a Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) realizou a primeira apresentação do projeto-piloto nesta sexta-feira (7), na Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira. A ação contou com a presença de 45 crianças, incluindo a turma de pessoas com deficiência (PCD) da unidade escolar, além de gestores, professores e demais funcionários da unidade.
O coordenador da Patrulha Escolar, Ubirajara Azevedo, destacou que a iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento integral de todos os alunos. Para isso, são utilizados equipamentos e atividades para atender às demandas dos estudantes, inclusive necessidades específicas das pessoas com deficiência (PCD), através de desafios lúdicos e personalizados.
A intenção é estimular o desenvolvimento de habilidades como concentração, equilíbrio e força física, proporcionando uma experiência enriquecedora e inclusiva a todos. Atualmente, a Escola Alfredo Amorim possui cerca de 70 alunos PCDs nos dois turnos de aulas.
“A ideia geral é que, com essas atividades, as crianças possam desenvolver essas valências, numa proposta similar e de acordo com o alcance deles, a uma pista de exercícios militares, baseado em desafios, de modo que eles possam superá-los. Isso tudo é devidamente monitorado, para evitar acidentes”, explicou Azevedo.
Aceitação – A pista de obstáculos é uma extensão de uma proposta criada para o Mês das Crianças, celebrado em outubro e que, devido ao sucesso, foi ampliada para outros momentos do ano. “Para nossa surpresa, das 365 crianças da rede municipal de ensino que participaram desse desafio em diferentes dias na sede da GCM, na Avenida San Martin, houve uma grande aceitação. Eles encararam a atividade de forma bastante divertida e pudemos constatar a satisfação e alegria, através dos sorrisos durante as brincadeiras. Demonstraram equilíbrio, foco, força e inteligência, dentre outras habilidades”, completou o coordenador.
O projeto-piloto conta com a parceria ativa das secretarias municipais de Educação (Smed) e Saúde (SMS), e da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), dentre outros órgãos. São 40 agentes e dez viaturas que atuam junto aos alunos da rede municipal de ensino – todos os membros da patrulha foram capacitados para lidar com a população PCD.
Desenvolvimento – Portador da Síndrome de West e um dos mais entusiasmados durante a realização das atividades, Guilherme Barreto, de 19 anos, aluno do 9º ano, era só animação com a iniciativa. “Aqui tem bolas e vários obstáculos para a gente se divertir. Vai ser uma competição incrível!”, afirmou.
A coordenadora da Alfredo Amorim, Marília Paim, reforçou a importância da ação da Patrulha Escolar na unidade. “Já estamos habituados com a presença deles aqui, trazendo vários projetos, a exemplo das palestras sobre bullying e violência. Então, é uma parceria muito rica que a escola tem com a Patrulha. E nossa escola é inclusiva. Aqui, as crianças PCD participam de gincanas, mostras pedagógicas, etc., além do Atendimento Educacional Especializado, com atendimento feito no contraturno das aulas regulares e onde é trabalhada cada demanda que eles têm para desenvolver suas habilidades”, disse.
Patrulha Escolar – A Patrulha Escolar é um destacamento de agentes da GCM em apoio à Smed. A unidade é responsável por realizar rondas periódicas nas unidades escolares, identificando e prevenindo situações de violência, vandalismo e demais ocorrências registradas na comunidade escolar, e também promove ações educativas junto aos estudantes.
Reportagem: Letícia Silva e Eduardo Santos/Secom PMS
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