No sábado (22), o governador Jerônimo Rodrigues participou dos festejos de São João nas cidades de Entre Rios e Alagoinhas, que têm o apoio do Governo
No sábado (22), o governador Jerônimo Rodrigues participou dos festejos de São João nas cidades de Entre Rios e Alagoinhas, que têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Os municípios estão decorados conforme o tema alusivo à época, com bandeirolas e fogueiras.
“Nós colocamos dinheiro em apoio cultural às bandas, mas a segurança pública é o maior investimento, garantir tranquilidade e a paz é fundamental”, pontuou o governador. Jerônimo ainda completou informando que os hospitais regionais nas proximidades das cidades nas quais ocorrem as festas também se preparam para os eventos.
Em Entre Rios, as apresentações acontecem num palco montado na Praça Gonzagão. A programação segue até segunda-feira (24), com diversos nomes conhecidos nacionalmente como Jorge de Altinho, João Gomes, Kevi Jonny, Solange Almeida e Del Feliz, além de artistas locais e regionais.
Já em Alagoinhas, a “Cidade do Forró”, os festejos irão durar até o dia 24 de junho. Animação é que não falta para acompanhar as atrações. Wellington Santana, morador local, estava assistindo a apresentação de Thiaguinho e curtiu a exibição do pagodeiro. “Estou gostando bastante “, comentou.
Alagoinhas foi uma das contempladas pelos investimentos do governo estadual para a realização do São João. Este ano, 226 municípios foram habilitados, e recebem recursos para promoverem os festejos e, assim, manterem acesa a tradição no interior baiano.
O governador destacou a importância deste aporte para fortalecer a cultura. “O São João continua forte, resgatando a cultura do nordeste e da Bahia, gerando renda e influenciando nas mais diversas fontes do comércio”, ressaltou.
A festa é uma grande oportunidade de geração de emprego e renda. Tem aqueles que aproveitam o período para ganhar um dinheiro, seja por meio da venda de alimentos ou prestação de serviço. Como é o caso de Conceição, que estava comercializando bebidas para reforçar o orçamento de casa: “a minha expectativa é vender tudo nesses três dias de festa. A festa tá favorável, tá boa e dá pra gente tirar um dinheirinho assim”.
Nos dias 23 e 24, a programação vai animar os distritos do Riacho da Guia e no Povoado do Estevão. Já em 28 e 29 de junho, o tradicional São Pedro vai esquentar as noites com muita alegria em Boa União, Povoado da Calu e Riacho da Guia.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA