O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciteci) se reuniu extraordinariamente na segunda-feira (15), no auditório do Parque Tecnológ
O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciteci) se reuniu extraordinariamente na segunda-feira (15), no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, para tratar sobre captação de recursos para Bahia por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na ocasião, Douglas Costa, representante da Finep regional-Bahia, apresentou as oportunidades de apoio e financiamento disponíveis a pesquisadores e cientistas baianos.
De acordo com Douglas Costa, o objetivo da apresentação foi mostrar todas as oportunidades de fomento da Finep: “temos articulação e aproximação com todos os estados do Nordeste. O segredo de ter acesso aos editais, aos recursos disponíveis, é ter essa interlocução para o fortalecimento do ecossistema de inovação local. Portanto, é de suma importância ter diversos parceiros e universidades presentes, para que a gente possa mostrar quais são as oportunidades disponíveis e ter essas pessoas como multiplicadores dessa informação”.
A Finep é uma empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação que concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Financiadora contempla todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico, como, por exemplo, pesquisa básica e aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos, além de incubação de empresas de base tecnológica, implantação de parques tecnológicos, entre outros.
O presidente do Conciteci e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, considerou o encontro importante pela relação que vem sendo construída com a Finep. “É muito importante a construção dessa relação para que possamos melhorar o nosso desempenho na captação de recursos na Bahia”, pontuou.
Em seguida, Joazeiro comemorou a aprovação por parte da Finep do Escritório Baiano de Projetos para Inovação Tecnológica e Social, que se trata de uma consultoria capaz de qualificar propostas e melhorar a condição de captação: “o Escritório é uma conquista para todo mundo do setor, tanto para grandes empresas, como para startups, pesquisadores e universidades”.
Para Leninha Alves, da Coordenação Estadual do Territórios (CET), a apresentação da Finep trouxe conhecimento e esclareceu sobre os caminhos para acessar os recursos disponíveis pelo órgão: “foi bem importante essa apresentação para conhecermos como é que nossos empresários, nossos empreendimentos, podem acessar os recursos, porque tem muito recurso disponível reembolsável e não-reembolsável para melhorar a ciência e a tecnologia nos nossos territórios e nas nossas organizações. Essa apresentação veio abrir portas pra gente levar para os territórios e às empresas como isso pode beneficiá-los”.
Fonte: Ascom/Secti