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Dia Nacional das Artes: conheça as iniciativas de incentivo nas escolas estaduais

A semana tem início com o Dia Nacional da Arte, comemorado na segunda-feira (12), em todo o território brasileiro. Para os estudantes da rede estadual

A semana tem início com o Dia Nacional da Arte, comemorado na segunda-feira (12), em todo o território brasileiro. Para os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia, o acesso à arte e à cultura faz parte do dia a dia da escola, graças aos projetos estruturantes fomentados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Nas etapas seletivas realizadas pelos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), que são verdadeiros shows de talentos, os jovens apresentam suas criações, traduzidas nas diferentes linguagens artísticas: canto, dança, fotografia, arte plásticas, poesia, literatura, cinema e teatro.

Festival Anual da Canção Estudantil (Face); Dança Estudantil (Dance); Encontro de Corais Estudantis (Encante), Festival de Teatro Estudantil (Feste); Artes Visuais Estudantis (Ave); Tempos de Arte Literária (Tal); Produção de Vídeos Estudantis (Prove); e Educação Patrimonial e Artística (EPA) são os projetos desenvolvidos. Todo esse processo criativo é iniciado em sala de aula e tem como foco o fortalecimento do aprendizado e o protagonismo estudantil, bem como é pautado também em valores como respeito às diferenças culturais; promoção da inclusão e cultura da paz, estimulando a criatividade e as expressões artísticas do território onde cada estudante está inserido.

Foto: Ascom/SEC

Nesta etapa também são selecionados os projetos que irão representar cada um dos territórios baianos, no final do ano, durante o Encontro Estudantil. É o momento em que os destaques se reúnem, em Salvador, na grande festa da Educação, na Arena Fonte Nova, que em 2024 irá acontecer, entre os dias 17 e 19 de dezembro. Na última semana, por exemplo, os estudantes dos colégios estaduais Rosalvo Oliveira Souza, do município de Malhada, e Edvaldo Boaventura, localizado em Brejões, realizaram as apresentações de seus trabalhos.

“Os projetos estruturantes vêm para movimentar e alegrar os alunos e envolver todos os colaboradores da escola. A culminância dos projetos é apenas o resultado final do engajamento de toda a equipe de professores das diversas áreas do conhecimento. Não deixamos passar em branco e todos os anos, juntos, descobrimos talentos, desde os musicais à produção de vídeos. São iniciativas culturais que só vêm somar com as outras ações pedagógicas da nossa escola e, como consequência, trazer melhoria das aprendizagens como um todo”, explica o diretor do colégio de Malhada, Tiago Teixeira Soares.

Foto: Ascom/SEC

A diretora do Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE 2), que reúne unidades escolares de 16 municípios, Aline Lopes, ressalta a importância dos projetos estruturantes e seu potencial para o processo de aprendizagem dos estudantes. “Esses projetos caminham conosco ao longo do ano letivo, que são iniciados a partir da Etapa Escolar, passando pela Etapa Territorial, até sua culminância, no final do ano. Nossos estudantes se envolvem nessa troca, apresentando os seus projetos da região do Velho Chico e, também, contemplando outras iniciativas de colegas que integram essa belíssima rede estadual de ensino”, afirma.

Fonte: Ascom/SEC

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