A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, em entrevista ao CNN Prime Time, comentou sobre o avanço do Brasil no Índice de Desenv
A presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, em entrevista ao CNN Prime Time, comentou sobre o avanço do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e enfatizou a necessidade de melhorar a implementação das políticas educacionais no país.
Segundo Cruz, é fundamental estudar as políticas educacionais para compreender os fatores que explicam o sucesso de algumas regiões.
“A gente tem que olhar para as evidências. Então por isso que é importante estudar a política educacional, extrair dos bons exemplos, quais são os fatores que explicam o seu sucesso”, afirmou.
A especialista destacou que o Brasil já tem uma cultura de observar o que funciona em outras regiões.
Como exemplo, citou que a política de alfabetização nacional é fortemente inspirada no modelo do Ceará, e a expansão da educação integral baseou-se na experiência de Pernambuco.
Desafios na implementação
Cruz ressaltou que o principal desafio não está na formulação das políticas, mas sim na sua implementação efetiva.
“O que a gente precisa é melhorar muito a implementação dessas políticas, porque infelizmente a gente tem em muitas redes uma dificuldade na implementação, fazer com que aquela política que está decidida, definida, então houve a tomada de decisão em relação àquela política específica, mas transformar essa formulação, essa decisão, em uma prática que vai resultar em melhor aprendizagem para os alunos”, explicou.
A presidente-executiva do Todos Pela Educação enfatizou que o investimento na formação de professores é crucial para ampliar os limites dos resultados educacionais no Brasil.
“Não tem jeito, não tem mágica. Aquilo que realmente pode fazer com que a gente amplie os limites dos resultados educacionais do Brasil é a atuação dos professores”, declarou.
Para alcançar uma atuação de excelência dos professores nas salas de aula, Cruz defende que a formação docente deve ser uma prioridade em todos os níveis de gestão.
“A gente precisa melhorar a formação inicial, que no Brasil tem grandes defasagens, dificuldades, formação de professores em serviço, que a formação continuada, e garantir que esses professores tenham um bom trabalho sendo executado na sala de aula”, concluiu.
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