Adidas interrompe personalização de uniformes da seleção alemã por semelhança com símbolo nazista

HomeInternacional

Adidas interrompe personalização de uniformes da seleção alemã por semelhança com símbolo nazista

Número 44 da camisa se parece com identificação usada pelas unidades da SS, responsáveis por diversos crimes contra a humanidade

Reprodução/Adidas
Camisa da seleção alemã com número 44 semelhante ao símbolo da SS nazista

A Adidas decidiu interromper a personalização de uniformes de futebol da seleção alemã devido a preocupações com a semelhança do número 44 com um símbolo usado pelas unidades SS nazistas, responsáveis por diversos crimes contra a humanidade. A empresa afirmou que é contra qualquer forma de xenofobia, antissemitismo, violência e ódio, e que cancelou a opção de personalização em sua loja online. A fabricante de artigos esportivos ressaltou que a responsabilidade pelo design dos números nas novas camisas de futebol da Alemanha é da Associação Alemã de Futebol, não da Adidas. A controvérsia surge após críticas à marca em 2022 por sua colaboração com o rapper Ye, anteriormente conhecido como Kanye West, criticado por constantes comentários antissemitas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A Adidas reiterou que não tem intenção de promover pontos de vista divisivos ou excludentes, e que tais atitudes não fazem parte de seus valores como marca. A Associação Alemã de Futebol afirmou que nenhum dos envolvidos no processo de design das camisas notou a semelhança com símbolos nazistas, mas está trabalhando em um design alternativo para o número 4 em coordenação com a Uefa. Segundo a federação nacional, os números de 0 a 9 são verificados internamente e depois enviados à entidade europeia para revisão. Nenhuma parte envolvida no processo de design das camisas identificou o símbolo nazista.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS