HomeBrasil

Análise: Datafolha de SP confirma expectativa de crescimento de Nunes e recuo de Marçal

Em entrevista à CNN, o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda afirmou que o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1

Em entrevista à CNN, o cientista político e sociólogo Antonio Lavareda afirmou que o resultado da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (12) confirma as expectativas anteriores em relação ao cenário da disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Lavareda enfatizou o crescimento do candidato Ricardo Nunes (MDB) e o recuo de Pablo Marçal (PRTB).

Os dados mostram Nunes na liderança, com 27% das intenções de voto, seguido de perto por Boulos, com 25%.

O levantamento mostra uma mudança significativa em relação a Marçal (PRTB), que registrou uma queda, aparecendo agora com 19% das intenções de voto.

Outros candidatos como Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena aparecem com 8% e 6%, respectivamente.

Análise do cenário eleitoral

Lavareda destacou a surpresa com o recuo mais expressivo de Pablo Marçal, que caiu de 22% para 19%, ampliando a distância para Ricardo Nunes.

O especialista atribui parte da recuperação de Nunes ao impacto da exposição televisiva, reforçando a importância desse meio de comunicação nas campanhas eleitorais.

Projeções para o segundo turno

“O primeiro turno já está resolvido em São Paulo”, afirmou Lavareda, arriscando um prognóstico.

Ele prevê que Ricardo Nunes e Guilherme Boulos avançarão, considerando “extremamente difícil” uma recuperação de Marçal nesta altura da campanha.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.204 pessoas entre os dias 10 e 11 de setembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Os dados foram devidamente registrados na Justiça Eleitoral, garantindo a credibilidade do levantamento.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Clique aqui

COMMENTS