Âncora apresenta telejornal em meio a terremoto em Taiwan; veja vídeo

HomeÚltimas Notícias

Âncora apresenta telejornal em meio a terremoto em Taiwan; veja vídeo

Imagens mostram o estúdio e os equipamentos tremendo durante a transmissão ao vivo; terremoto deixou mortos e centenas de feridos

3 abr
2024
– 08h47

(atualizado às 08h47)




Âncora de telejornal se apresenta em meio a terremoto em Taiwan

Âncora de telejornal se apresenta em meio a terremoto em Taiwan

Foto: Reprodução

Uma das âncoras do SET News, em Taiwan, apresentava o telejornal no momento exato em que um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a costa leste da região nesta quarta-feira, 3.

As imagens mostram o estúdio e os equipamentos tremendo durante toda a transmissão ao vivo. Em determinado momento, a âncora precisou se segurar em um dos telões do cenário para conseguir continuar informando a notícia aos telespectadores. 

O terremoto que atinge a região já deixou ao menos nove mortos e mais de 800 feridos, segundo informado pelo governo local. 

De acordo com as autoridades locais, o Corpo de Bombeiros registrou a queda de pelo menos 26 edifícios, a maior parte na região de Hualien, cidade localizada mais próxima do epicentro. 

Segundo a BBC, as equipes de resgate trabalham para socorrer cerca de 77 pessoas que estão “presas” em edifícios e túneis que desmoronaram na região. As autoridades também informaram que perderam contato com 50 pessoas que viajavam a bordo de quatro micro-ônibus para um hotel em um parque nacional. 



Terremoto em Taiwan deixa mortos e feridos

Terremoto em Taiwan deixa mortos e feridos

Foto: Anadolu via Reuters Connect

O diretor do Centro Sismológico de Taipé, Wu Chien-fu, afirmou que o fenômeno trata-se do “terremoto mais forte dos últimos 25 anos”. De acordo com ele, o terremoto foi “sentido em todo Taiwan e nas ilhas próximas”. “O público deve prestar atenção às advertências e mensagens relevantes, e estar preparado para evacuação sismológica”, alertou.

O presidente eleito Lai Ching-te destacou que “no momento, a coisa mais importante, a principal prioridade, é resgatar pessoas”.

Autoridades japonesas emitiram alerta

O tremor, que ocorreu na Ilha Ishigaki, atingiu uma intensidade de 4 na escala japonesa que vai de 0 a 7. Por causa do fenômeno, autoridades japonesas emitiram um alerta para tsunami em duas regiões.

A emissora pública do Japão, NHK, pediu que moradores da região de Okinawa deixassem suas casas imediatamente e evacuassem a região. As ilhas Miyako e Yaeyama também são pontos de atenção.





Terremoto próximo a Taiwan provoca alertas de Tsunami:

Inicialmente, a estimativa era de que as ondas pudessem atingir 3 metros de altura, e as autoridades pediam que todos das regiões listadas evacuassem imediatamente. “Fuja para um local mais alto e seguro agora mesmo. A hora de chegada do tsunami é apenas uma estimativa. As ondas podem, na verdade, chegar mais cedo ou mais tarde. Continue a evacuar enquanto o alerta estiver em vigor”, dizia o comunicado.

Cerca de uma hora depois do primeiro alerta, a NHK diminuiu o alerta para “preventivo de tsunami”, com estimativas de ondas de 1 metro de altura. “Se você estiver nas áreas afetadas, mantenha-se afastado de costas e foz de rios que podem transbordar. Continue a evacuar até que todos os alertas preventivos sejam suspensos”, diz o alerta da emissora atualizado às 10h58 em horário local (22h58, no horário de Brasília).

No site da emissora, há uma tabela com as áreas costeiras onde o tsunami já pode ter chegado. A estimativa é que o pico das ondas aconteça até por volta de meio dia no horário local – ou o início desta madrugada, pelo horário de Brasília.



Alerta da emissora pública NHK para tsunami na manhã desta quarta-feira, 3, no horário local.

Alerta da emissora pública NHK para tsunami na manhã desta quarta-feira, 3, no horário local.

Foto: Reprodução/NHK

Prédios desabaram com terremoto

Em Taiwan, imagens mostram prédios desabando pela força do terremoto. Segundo o jornal The Guardian, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve uma magnitude de 7,4, com epicentro 18 km ao sul da cidade de Hualien, em Taiwan, e a uma profundidade de 34,8 km. E a agência de monitoramento de terremotos de Taiwan divulgou a magnitude de 7,2.

Após o terremoto, a agência de sismologia das Filipinas também emitiu um alerta de tsnumai para áreas costeiras voltadas para o Oceano Pacífico. As pessoas nas zonas costeiras de várias províncias foram aconselhadas a evacuar imediatamente para zonas mais altas ou a deslocar-se para o interior.

Fonte: clique aqui.
Você bem informado!

COMMENTS