Nas águas do mar ou da piscina, a Bahia foi destaque neste final de semana em competições nacionais e internacionais. Os atletas do bodyboard, do polo
Nas águas do mar ou da piscina, a Bahia foi destaque neste final de semana em competições nacionais e internacionais. Os atletas do bodyboard, do polo aquático e do surf viajaram com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O baiano Gabriel Braga conquistou o 3º lugar na terceira etapa do Circuito Mundial de Bodyboard neste domingo, 26, em Antofagasta, no Chile, em uma disputa de mais de 150 atletas. Com o resultado e após o título da primeira etapa, no Marrocos, e estar entre os 20 melhores em Iquique, também no Chile, Gabriel lidera o ranking da IBC Bodyboarding World Tour. Ele recuperou o posto que ocupava antes da gira chilena.
O baiano Uri Valadão também competiu nas águas de Antofagasta. No entanto, terminou em 9º lugar na última quinta-feira, 23, após vir de um terceiro lugar em Iquique, duas semanas antes. Ambos viajaram com apoio da Sudesb e miram as próximas etapas: no dia 1º de julho, em Itacoatiara, no Rio de Janeiro; e em agosto, nas Maldivas.
Polo Aquático
A delegação baiana, competindo pelo Polo Salvador, bateu na trave na fase classificatória da Liga Nacional de Polo Aquático para as regiões Norte e Nordeste. Com o resultado na disputa, o time de polo de Salvador se classificou para a fase final da Liga Nacional, que acontece em Recife em novembro.
Mesmo com o vice-campeonato, alguns atletas obtiveram destaques individuais. Jean Galvão foi eleito o melhor jogador da competição e o goleiro menos vazado. Ele é oriundo do programa Natação em Rede, uma parceria da Sudesb com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Outro destaque foi Alexandre Albuquerque, artilheiro do torneio e atual professor do Natação em Rede, de onde fez parte.
Esses resultados mostram a importância do investimento público no esporte, por meio dos projetos de iniciação esportiva, que podem gerar talentos das modalidades. Esse é o caso dos meninos Alexandre Murillo e Carlos Barbosa, que, atualmente, fazem parte do projeto e da equipe sub-16, que já viajaram para compor a equipe principal com a concessão de passagens aéreas da Sudesb.
“Graças ao apoio de passagem feito pela Sudesb a equipe baiana conseguiu se fazer presente e ter uma posição de destaque no campeonato. A gente levou dois meninos do sub-16 para compor o time do Polo Salvador e foram importantíssimos pra classificação da equipe baiana. Fica uma sensação que nos próximos anos essa geração que está sendo formada no Natação em Rede vai dar muita alegria para a Bahia”, explica Diego Albuquerque, presidente da FBDA.
Surf
Ainda em ambiente aquático, a delegação baiana de surf também trouxe bons resultados na etapa do Campeonato Brasileiro de Surf 2024, em Caueiras, Sergipe. O atleta Wallace Sampaio conquistou a vitória nas categorias Master e Grand Master; e Jerônimo Bonfim venceu no Caruna.
Fonte: Ascom/Sudesb