A 2ª Fase Nacional Circuito Loterias Caixa de Natação – Seletiva Paralímpica foi o palco para os atletas do time da natação paralímpica da Fundação Jo
A 2ª Fase Nacional Circuito Loterias Caixa de Natação – Seletiva Paralímpica foi o palco para os atletas do time da natação paralímpica da Fundação José Silveira se destacarem na competição. O evento aconteceu em São Paulo, no último final de semana. Com resultados de campeões, vice-campeões e batida de marcas pessoais, não se pode questionar o resultado dos quatro atletas do time que viajaram com apoio de passagem aérea da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Ricardo Pires foi campeão brasileiro 100m nado peito SB4 e medalha de bronze nos 50m nado livre; já Marcos Paulo foi campeão brasileiro nos 50m livre, prata nos 100m livre S5 e bronze nos 200m livre S5; Paloma Gomes foi vice-campeã brasileira nos 400m livre S9; e Bárbara Britto conquistou o bronze tanto nos 50m livre S9 quanto nos 100 m costas S9.
Outras modalidades também receberam apoio de transporte em busca de resultados por todo o país. Mesmo os atletas que não venceram suas competições ressaltam a oportunidade de aprendizado.
Karatê – O karateca Natan Ferreira, por exemplo, conquistou o terceiro lugar no Open Nacional Etapa Distrito Federal – Copa Geraldo Coelho 2024, no último fim de semana. Mas, não deixa de afirmar o momento de aprendizado que vive em sua carreira. “Foi uma experiência muito legal! Aprendi bastante, porque estou chegando agora na categoria adulta”, conta o atleta.
Hoje, ele é o 7º colocado no kumite Junior (-55Kg) no Ranking Nacional de Base 2023 e o 1º lugar no kumite junior (-55Kg) no Ranking Estadual 2023. A viagem foi viabilizada com o apoio de passagem aérea fornecido pela Sudesb.
Campeonato Baiano de Águas Abertas – Em Juazeiro, o torneio estadual de águas abertas também contou com atletas baianos apoiados pela Sudesb. O evento, promovido pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), no último sábado, reuniu 350 atletas, dos quais 80 viajaram com transporte concedido pela Sudesb.
Mesmo sem resultados de destaque dos atletas apoiados pela Sudesb, Diego Albuquerque, presidente da FBDA, destacou a importância do evento. “Juazeiro sempre nos proporciona momentos únicos. A energia dos atletas e o apoio da comunidade local fazem desta etapa uma das mais especiais do nosso calendário”.
Xadrez – No xadrez, qualquer movimento pode mudar o jogo e mesmo sem nenhuma derrota é possível não ser campeão. No XIII Memorial Governador Miguel Arraes, em Recife, Pernambuco, o enxadrista Luciano de Souza Zallio disputou seis partidas – com quatro vitórias e dois empates – mas não conseguiu a conquista do torneio. O atleta, que viajou com apoio de passagem aérea da Sudesb, ficou em 6° lugar entre 106 participantes.
Judô – Com apoio de três ônibus – um para o time de judocas do Centro de Treinamento de Roma e dois para o Projeto Lula Hoss -, judocas do estado viajaram para disputar o “Judô Solidário”, evento que aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na cidade de Salvador, no domingo, 14.
Atletas do time de Roma conquistaram o primeiro lugar na competição: Samuel Santos, na categoria iniciantes masculino médio (-90kg); Gabriel Pinho na iniciantes masculino leve (-73kg); Joelson Souza na sênior masculino meio-pesado (-100kg); Cauã Oliveira no sub-18 masculino super ligeiro; e Davi Pinho no masculino meio-pesado (-73kg). Outros atletas apoiados pela Sudesb também conquistaram medalhas de prata e bronze no evento.
Já no Projeto Lula Hoss – em que a maioria dos inscritos foram das classes sub-5 até o sub-11, em que todos recebem a medalha de ouro – os destaques foram: Thiago Lopes, primeiro lugar no sub–13 masculino pesado (-60kg); Luane Sales no sub-21 feminino meio médio (-63kg); Yuri Francisco no sub-15 masculino ligeiro (-45kg); Fabricio Santos na iniciantes masculino leve (-73kg); e Iure Conceição no Iniciantes masculino leve (-73kg).
Fonte: Ascom/Sudesb