Em comemoração aos 50 anos de fundação da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, celebrado em 1 de novembro, a Biblioteca Virtual Consuelo P
Em comemoração aos 50 anos de fundação da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, celebrado em 1 de novembro, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, vinculada à Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), divulga a Coletânea dos “Cadernos de Educação do Ilê Aiyê”. A coleção é uma iniciativa significativa que busca valorizar e disseminar o conhecimento com uma metodologia interdisciplinar. Acesse: http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br
Os cadernos combinam textos, imagens, atividades práticas e reflexões, estimulando a participação ativa dos leitores, com uma abordagem que visa tornar o aprendizado mais contextualizado e significativo, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira.
Fundado em 1974, o Ilê Aiyê se tornou um símbolo da luta pela valorização da cultura negra no Brasil, e os cadernos são uma extensão desse legado, promovendo reflexões sobre identidade, educação e resistência. Os “Cadernos de Educação do Ilê Aiyê” têm como principal objetivo educar e conscientizar sobre a história e a cultura afro-brasileira, abordando temas como racismo, inclusão e cidadania. Eles se apresentam como ferramentas de apoio para educadores e estudantes, enriquecendo o currículo escolar com uma perspectiva afrocentrada.
Cada caderno explora diferentes aspectos da cultura negra, incluindo a história da diáspora africana, mitologia e religiosidade afro-brasileira, além de artes, música e dança, apresentando experiências e narrativas de líderes e ativistas.
A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé: Especializada em História da Bahia, fundada em 02 de julho de 2011, os Acervos Virtuais hospedam a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé e sua sede administrativa fica localizada na Biblioteca Central do Estado da Bahia.
Disponibiliza dossiês, exposições, documentos históricos, revistas e podcasts especializados. O seu acervo é composto por obras que se encontram em domínio público ou que foram devidamente autorizadas pelos autores para publicação e guarda, de acordo com a Lei nº 9.610 dos Direitos Autorais, assim como links e referências do material disponibilizado na web referentes ao tema.
As exposições virtuais e websites produzidos têm como objetivo convidar seus visitantes a conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e da Bahia, seus acontecimentos e personagens que ajudaram a construir a nossa História.
Fonte: Ascom/FPC
COMMENTS