Casa Branca orienta Nasa a criar padrão de tempo para a Lua

HomeCongresso

Casa Branca orienta Nasa a criar padrão de tempo para a Lua

“Horário lunar” forneceria uma referência de marcação do tempo para espaçonaves durante missões dos EUA

A Casa Branca pediu à Nasa (agência espacial norte-americana) nesta 3ª feira (2.abr.2024) que estabeleça um padrão de tempo unificado para a Lua e outros corpos celestes. A iniciativa visa a liderar a criação de normas espaciais, especialmente diante do aumento do interesse de países “rivais” em enviar astronautas ao satélite.

De acordo com um documento obtido com exclusividade pela Reuters, Arati Prabhakar, chefe do Escritório de Política Científica e Tecnológica dos Estados Unidos, instruiu a Nasa a desenvolver um plano até o final de 2026 para estabelecer o chamado LTC (Tempo Lunar Coordenado, em português).

O LTC funcionaria como um ponto de referência temporal para espaçonaves na Lua e satélites. Segundo as autoridades norte-americanas, sem um padrão de tempo unificado, seria mais difícil garantir a segurança das transferências de dados entre missões espaciais e sincronizar a comunicação com a Terra.

O documento também afirmaria que a implementação do Tempo Lunar Coordenado exigirá acordos internacionais, mediante “órgãos de padronização existentes”, e entre os 36 países signatários do pacto Artemis Accords, que estabelece as diretrizes para a atuação de países no espaço e na Lua. O tratado não é assinado por China e Rússia.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS