Consórcios públicos da Bahia compartilham experiências exitosas no seminário SIM/Susaf

HomeBahia

Consórcios públicos da Bahia compartilham experiências exitosas no seminário SIM/Susaf

Durante o Seminário Estadual SIM/Susaf-Bahia, realizado nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), os consórcios públicos do estado tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências exitosas na implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Com a certificação de 941 produtos de origem animal e 164 agroindústrias pelo SIM, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tem impulsionado a produção e comercialização de alimentos de qualidade em todo o estado. Os consórcios públicos intermunicipais desempenham um papel fundamental nesse processo, promovendo uma série de certificações em parceria com a CAR.

Foto: Geraldo Carvalho/Ascom CAR

Um exemplo é o consórcio do território recôncavo, composto por 17 municípios, que conta com 10 empreendimentos certificados pelo SIM, produzindo mais de 20 produtos como iogurtes, queijos, frango e ovos. Jailson Peixoto, secretário executivo do consórcio, ressalta a importância desse avanço.

“Hoje, com a culminância desse seminário sobre SIM e Susaf, os empreendimentos poderão comercializar em toda a Bahia, agregando valor, aumentando a renda dos agricultores e beneficiando todo o sistema produtivo, não apenas as agroindústrias, mas todo o município”, afirma Jailson.

Outro destaque é o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, que possui 10 agroindústrias certificadas, produzindo mais de 27 produtos. Cristina Castro, secretária do consórcio, enfatiza o papel da CAR no apoio à implementação do SIM e do Susaf.

“Com o apoio da CAR, impulsionamos o serviço de inspeção para ser o que é hoje. Com a implantação do Susaf, teremos a possibilidade de mudar ainda mais a vida das pessoas, trazendo segurança alimentar e nutricional, expandindo o mercado e promovendo sustentabilidade e empreendedorismo para nossos agricultores. Estou feliz em compartilhar com os colegas os produtos do Velho Chico”, conta Cristina.

Foto: Geraldo Carvalho/Ascom CAR

O intercâmbio de experiências entre os consórcios públicos durante o seminário fortalece a cooperação e a troca de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na Bahia. Os participantes do Seminário Estadual SIM/Susaf-Bahia tiveram a oportunidade de conferir e degustar uma variedade de produtos como queijos finos e maturados, queijos de cabra, mel, cortes de carnes especiais, iogurtes de morango orgânico, de ação com banana e embutidos artesanais.

O evento teve como objetivo celebrar o SIM e os avanços que obterão esse tipo de produto após a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA) e contou, também, com palestras com temas como: A Participação do Serviço de Inspeção Municipal no Desenvolvimento Socioeconômico do Município; Operacionalização do SIM/Susaf na Bahia; Políticas Públicas que impulsionam o SIM/Susaf; e Principais Elementos de Autocontrole (PACs) e rotulagem e layout.

Fonte: Ascom/CAR

Fonte

Você bem informado!

COMMENTS