“Emoção”, diz médico após alta de paciente que recebeu rim de porco

HomeBrasil

“Emoção”, diz médico após alta de paciente que recebeu rim de porco

Richard Slayman, de 62 anos, é o primeiro ser humano vivo a receber um rim de porco geneticamente modificado durante um transplante. O procedimento inéditco aconteceu no último dia 16 de março e o paciente recebeu alta médica do hospital nessa quarta-feira (3/4). A cirurgia aconteceu em Boston, nos Estados Unidos.

Em uma publicação nas redes sociais, Richard afirmou que está vivendo um momento que desejou por muitos anos. “Agora, é uma realidade e um dos momentos mais felizes da minha vida”, disse ele, que afirmou ainda que há muitos anos não se sentia tão saudável.

O transplante foi comandado pelo médico brasileiro Leonardo Riella. Em entrevista ao Jornal da Globo, Riella afirmou ter se emocionado ao ver o paciente recebendo alta.

“A gente trabalhou meses para que o transplante fosse bem-sucedido. Acho que ver ele saindo do hospital, e ele poder ir para casa com o rim funcionando, foi uma emoção muito grande”, disse.

Segundo transplante

Richard Slayman foi diagnosticado com uma doença renal em estágio avançado. Segundo os médicos, ele vive com diabetes tipo 2 e hipertensão e fazia diálise havia sete anos.

Em 2018, o paciente chegou a receber um transplante de rim de outra pessoa, mas o órgão falhou cinco anos depois. Em 2023, ele voltou a depender de diálise.

A fila para receber um transplante de rim é longa. No Brasil, são 30 mil pacientes. Já nos Estados Unidos, onde Richard mora, são 100 mil pessoas aguardando.

O transplante de um rim de porco representa um marco na medicina e um avanço para as pessoas que esperam por um órgão.

A proposta da pesquisa é, além de oferecer uma maior oferta de órgãos e salvar a vida de pessoas que precisam de um rim, elaborar outras maneiras de tratamento que não sejam a hemodiálise.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS