Quatro escolas públicas brasileiras estão entre as finalistas do Prêmio “Melhores Escolas do Mundo” 2024 (World’s Best School Prizes), que reconhece
Quatro escolas públicas brasileiras estão entre as finalistas do Prêmio “Melhores Escolas do Mundo” 2024 (World’s Best School Prizes), que reconhece projetos e iniciativas que transformam a educação e fazem a diferença na comunidade.
Em quatro das cinco categorias, as escolas de São Paulo (SP), Itaituba (PA), Manaus (AM) e Santa Maria (RS) se destacam por ações que vão do uso do xadrez para o desenvolvimento pessoal e social até a formação de “guardiões ambientais” da Amazônia. Conheça as escolas e os projetos abaixo.
O prêmio total é de US$ 50 mil, que será dividido entre as vencedoras, além de acesso a uma plataforma de compartilhamento das ideias com outras instituições.
A votação é online e vai até o dia 28 de junho pelo site da T4 Education, plataforma que organiza o concurso.
Conheça as escolas e os projetos
Escola Estadual Deputado Pedro Costa (SP) – categoria “Colaboração Comunitária”
Pioneira em um projeto de xadrez, atletismo e ginástica artística na capital paulista, a escola desenvolve os mais de 300 alunos de forma pessoal e social, integrando as atividades esportivas aos aprendizados cognitivos. A comunidade também se envolve nas iniciativas, que são lideradas pelos professores Leonardo Alcântara e Luiz Fernando Junqueira.
EEEM Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira (PA) – categoria “Ação Ambiental”
Dedicada ao Ensino Médio, a escola desenvolve o projeto ambiental “Semente de Ipê Amarelo”, que educa os alunos para que eles sejam “guardiões ambientais”, incentivando a coleta de sementes, plantio de mudas nativas da Amazônia e amplia a conscientização dos alunos, além da comunidade, sobre a preservação da natureza.
Colégio Militar de Manaus (AM) – categoria “Inovação”
Com mais de 1.400 alunos de Ensino Fundamental, o colégio desenvolveu uma iniciativa de educação à distância, garantindo o acesso aos estudantes de regiões mais isoladas, além do desenvolvimento de um sistema para medir a qualidade do ar local.
Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria – categoria “Superando a Adversidade”
Por meio da música, a unidade atua com jovens em processo de ressocialização e por meio do projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), integra o estilo musical, ritmo e poesia ao currículo, incentivando os direitos humanos, diversidade e comunicação não-violenta, diminuindo a reincidência infracional.
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