Festival Balkan Trafik! dá destaque à Moldávia e às suas minorias

HomeInternacional

Festival Balkan Trafik! dá destaque à Moldávia e às suas minorias

No sul da Moldávia, há uma minoria turcófona, pró-Rússia e cristã ortodoxa. Os gagaúzes vão mostrar a sua cultura na 18.ª edição do festival Balkan Trafik! em Bruxelas.

PUBLICIDADE

Na Moldova, antiga república soviética encravada entre a Ucrânia e a Roménia, cruzam-se diferentes etnias, com dois territórios autónomos pró-russos – a Transnístria e a Gagaúzia.

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, um artista de rua russo decidiu repintar um velho hotel soviético abandonado no centro da capital Chisinau, representando a fragmentação da sociedade moldava.

“Este país está bastante dividido e temos muitos pontos de vista diferentes. Há quem seja pró-europeu, pró-romeno, quem defenda a soberania e a sua própria identidade, quem seja pró-russo. Este muro e este edifício são como um diálogo social entre diferentes grupos, que tentam exprimir-se e exprimir as suas ideias”, disse Dimitrii Potapov.

No caldeirão de culturas da Moldova, a Gagaúzia chama a atenção pela mistura improvável de traços identitários. 

Os gagaúzes, pouco mais de 120 mil segundo dados de 2022, habitam o sul da Moldova, havendo ainda dezenas de milhares deles espalhados pela Ucrânia, Rússia e Turquia. São de etnia e língua túrquicas, pró-Rússia e cristãos ortodoxos.  

O grupo Kolay Sesleri (“Sons Simples”) é um dos mais famosos e seguidos na Gagaúzia, e vai atuar no festival Balkan Trafik!, que junta bandas pouco conhecidas. 

“O Balkan Trafik! é sobre estrelas reconhecidas internacionalmente, como Goran Bregovic, e este ano até Manu Chao e outros, mas é também uma forma de lançar luz sobre todas estas diversidades”, declarou Nicolas Wieërs, diretor do Balkan Trafik!.  

“Neste caso estamos a falar dos gagaúzes, uma minoria na Moldávia, e esse é também o objetivo do festival, partir à descoberta de uma região através da sua cultura, das suas minorias, da sua diversidade.”

Os Kolay Sesleri tocaram na eleição da Miss Gagaúzia. São uma das dezenas de bandas e artistas que passarão pela 18.ª edição do Balkan Trafik!, de 25 a 27 de abril, em Bruxelas, na Bélgica. 

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS