Fórum de servidores federais convoca dia de mobilização por

HomeBrasil

Fórum de servidores federais convoca dia de mobilização por

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convocou para esta quarta-feira (3) um dia de mobilização de funcionários públicos para pressionar o governo a reajustar os salários da categoria.

Continua após publicidade

Uma série de atos deve ocorrer nos próprios locais de trabalho dos servidores. Também está programada uma manifestação em frente ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), às 10h.

Continua após publicidade

Vários sindicatos já anunciaram adesão ao ato. Entre eles, estão o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), por exemplo.

Continua após publicidade

Leia mais: Paralisação de técnicos do ensino e professores deve envolver 1/3 dos servidores federais

A mobilização foi convocada em resposta à proposta do governo de não conceder nenhum reajuste salarial aos servidores federais em 2024.

Desde o ano passado, os servidores negociam com o governo a correção das perdas salariais acumuladas por anos sem aumento. Segundo eles, elas passam de 30%.

O Fonasefe reivindica ao menos 22,71% de reajuste. O percentual seria dividido em três parcelas iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026.

O governo propôs 9% de reajuste entre 2025 e 2026.


Edição: Nicolau Soares



Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS