Furunculose: o que é, sintomas, causas e tratamento

HomeLifestyle

Furunculose: o que é, sintomas, causas e tratamento

Furunculose é o aparecimento frequente de furúnculos, que são pequenos caroços vermelhos com pus que podem aparecer na pele devido à infecção pela bactéria Staphylococcus aureus.

Os furúnculos são mais frequentes de acontecer nos seios, glúteos, rosto e pescoço, porém é possível também aparecer vários furúnculos espalhados pelo corpo, principalmente nas pessoas que possuem o sistema imunológico mais enfraquecido.

A furunculose deve ser tratada de acordo com a orientação do dermatologista, que pode indicar a realização de compressas mornas no local de aparecimento dos furúnculos, aplicação de pomadas e/ ou uso de antibiótico oral.


Sintomas de furunculose

Os principais sintomas de furunculose são:

  • Aparecimento de caroços vermelhos na pele, que podem aumentar ao longo do tempo;
  • Dor ao tocar nos caroços;
  • Presença de pus nos caroços formados;
  • Aumento da temperatura local.

Para ser considerado furunculose, devem existir 4 episódios ou mais de furúnculos. Saiba reconhecer os sintomas de furúnculos.

De forma geral, os furúnculos se rompem sozinhos e conseguem se drenar. Caso contrário, se não houver o desaparecimento dos furúnculos ou se for recorrente, é importante que o dermatologista seja consultado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnostico da furunculose é feito pelo dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de aparecimento de furúnculos ao longo do ano, histórico de saúde e exame físico da pele.

Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, para confirmar o agente infeccioso associado com o aparecimento do furúnculo e direcionar melhor o tratamento, o médico pode recolher uma amostra do pus presente no furúnculo para ser analisado no laboratório.

Qual a diferença entre furúnculo é furunculose?

O furúnculo é a infecção na raiz do pelo, causada pela bactéria Staphylococcus aureus, resultando no aparecimento de um caroço com pus que pode aumentar ao longo do tempo.

Quando existem vários furúnculos ao mesmo tempo ou o surgimento frequente de furúnculos, é chamado de furunculose.

Leia também: Furúnculo é perigoso?


tuasaude.com/medico-responde/furunculo-e-perigoso

Possíveis causas

A furunculose é causada por uma infecção provocada por uma bactéria chamada de Staphylococcus aureus, que é uma bactéria que vive à superfície da pele.

Essa bactéria pode causar infecções, devido a um ferimento no local, picada de inseto ou outro fator, que permite a entrada da bactéria, principalmente em pessoas com o sistema imunológico debilitado.

As causas de furunculose estão relacionadas com o uso de remédios que diminuem o sistema imune, como corticoides, por exemplo, ou de doenças que também afetam o sistema imune, como AIDS ou câncer.

Além disso, sofrer de problemas de pele, como acne e eczema e ter diabetes, pode aumentar o risco de desenvolver furunculose.

O uso de drogas, a falta de higiene, a sudorese excessiva, alergias na pele, a obesidade e alguns problemas no sangue também podem aumentar o risco de aparecimento de furunculose.

Leia também: Furúnculo pode ter causas emocionais?


tuasaude.com/medico-responde/furunculo-causas-emocionais

Como é feito o tratamento

O tratamento para furunculose deve ser orientado e prescrito pelo dermatologista e pode ser feito com:

  • Compressas mornas para aliviar o desconforto e ajudar a eliminar o pus presente nos furúnculos;
  • Uso de antissépticos para desinfecção da pele, como a clorexidina por cerca de 21 dias;
  • Pomada antibióticas com mupirocina, conhecida comercialmente como Bactroban, 3 vezes por dia durante cerca de 7 a 10 dias para tratar a infeção e para que a bactéria não volte a provocar o aparecimento dos furúnculos. Conheça outras pomadas usadas no tratamento do furúnculo;
  • Antibióticos de uso oral, como a clindamicina, por cerca de 21 dias, com o objetivo de eliminar a bactéria associada ao furúnculo.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário drenar o furúnculo no hospital, em que o profissional de saúde faz uma incisão na região e é removido o pus que está no interior do furúnculo.

É também importante tomar diariamente um banho com água e sabão, evitar tocar ou eliminar o furúnculo, lavar bem as mãos e lavar roupas de cama e toalhas que entrem em contacto com o furúnculo. Veja também algumas opções de remédios caseiros que podem ajudar a eliminar o furúnculo.

Leia também: 6 dicas para curar furúnculo rápido (e o que não fazer)


tuasaude.com/3-dicas-para-curar-um-furunculo

Imagem do autor

Coordenador da Dermatologia do Hospital Caxias D’Or e dermatologista do Hospital Glória D’Or, com CRM-RJ 100411-5.





95% dos leitores

acham este conteúdo útil



(191 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • WILLEMS, A.; et al. A case of recurrent painful boils. Aust J Gen Pract. 51. 9; 679-681, 2022
  • NOWICKA, D.; GRYWALSKA, E. Staphylococcus aureus and Host Immunity in Recurrent Furunculosis. Dermatology. 235. 4; 295-305, 2019
  • Ximena Katherine. Tratamiento Antibiótico en Forunculosis Cutánea. UNESCO Revista Científica Mundo de la Investigación y el Conocimiento. Vol. 3 núm.3. 2019

Fonte: clique aqui.
Você bem informado!

COMMENTS