Governo promete medidas para reforma agrária e segura MST – 01/04/2024 – Painel

HomePolítica

Governo promete medidas para reforma agrária e segura MST – 01/04/2024 – Painel

O governo Lula promete para 8 de abril o anúncio de medidas para a reforma agrária. Com isso, o MST decidiu colocar em compasso de espera o seu “Abril Vermelho”, tradicional calendário de ações para marcar o mês.

“Estamos atentos. Só depois é que a gente deve tirar uma linha do movimento de como é que vamos agir. Até lá não tem nada muito organizado”, diz João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST.

Protestos, invasões de terras e ocupação de prédios públicos são tradicionais no mês, em razão do aniversário do massacre de Eldorado do Carajás (PA), em 17 de abril de 1996, quando a PM matou sem-terra.

Uma das medidas, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, é o anúncio da chamada “prateleira de terras”, termo que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva cunhou no ano passado.

Seria uma espécie de relação de áreas improdutivas e devolutas que poderiam ser utilizadas de forma imediata para o assentamento de famílias.

“Vamos fazer também um balanço das políticas do ministério”, afirma Teixeira.

O MST tem se mostrado insatisfeito com o que vê como baixa prioridade dada pelo governo à reforma agrária. Na semana passada, Rodrigues pediu que Lula recebesse o movimento como fez recentemente com representantes do agronegócio.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!