Com o objetivo de fortalecer a integração e a cooperação na gestão dos recursos hídricos na Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto
Com o objetivo de fortalecer a integração e a cooperação na gestão dos recursos hídricos na Bahia, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com outras instituições, promovem o III Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (Ecoba) e o III Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas, Bahia e Sergipe (Alabase). Os encontros ocorrerão de 21 a 23 de novembro no auditório da Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador.
A diretora-geral do Inema, Maria Amélia, destacou que o evento, em sua terceira edição, tem se consolidado como um espaço essencial para a troca de experiências, capacitação e construção de estratégias visando políticas públicas mais eficazes na área de recursos hídricos. “Esses encontros são fundamentais para fortalecer as redes de cooperação e aprimorar as ações integradas de gestão da água,” afirmou.
O III Ecoba e o III Alabase reunirão representantes de diversas áreas e setores, como poderes públicos, academia, organizações da sociedade civil, setor privado, saneamento, indústria, pesca, irrigação, agropecuária, mineração, além de povos originários e comunidades tradicionais. O evento assume especial importância ao fomentar discussões sobre o uso sustentável e preservação dos recursos hídricos, com foco em múltiplos usos da água e nos impactos das mudanças climáticas.
Os encontros visam promover uma governança participativa e descentralizada, incentivando soluções conjuntas e integradas que considerem as especificidades de cada estado e respondam aos desafios locais e regionais.
Programação
21/11/2024 (quinta-feira)
08h30 – Credenciamento
09h30 – Palestra magna “Águas que unem, terra que prospera”
12h00 – Intervalo de almoço
13h30 – Mesa-redonda “Rio que faz a vida: Água, Cultura e Território”
15h00 – Intervalo
15h30 – Mesa-redonda “Indústria, transição energética e transformação ecológica”
19h00 – Abertura solene do evento
21h00 – Coquetel de boas-vindas
22/11/2024 (sexta-feira)
09h00 – Mesa-redonda “Água e clima: Efeitos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos”
10h30 – Intervalo
11h00 – Mesa-redonda “Alocação de água: Processo de gestão para disciplinar os usos múltiplos”
12h30 – Intervalo de almoço
13h30 – Mesa-redonda “Abordagens múltiplas: Agricultura e saneamento básico”
15h00 – Intervalo
15h30 – Mesa-redonda “Usos não consuntivos: Turismo, lazer, pesca, navegação e geração de energia”
23/11/2024 (sábado)
09h00 – Roda de discussão: Panorama das ações positivas dos Comitês baianos, alagoanos e sergipanos #vozesdocomitê
12h00 – Intervalo de almoço
13h30 – Produção documento de encaminhamentos do evento
Fonte: Ascom/Sema
COMMENTS