Livraria Cultura, na Av. Paulista, fecha após decisão judicial

HomeCongresso

Livraria Cultura, na Av. Paulista, fecha após decisão judicial

Empresa está em recuperação judicial e a icônica loja em São Paulo já havia sido fechada anteriormente

A Livraria Cultura anunciou na 2ª feira (1º.abr.2024) o fechamento definitivo da loja no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo. O local tem dívidas de aluguel desde 2020, que somam mais de R$ 15 milhões.

Durante os últimos 3 anos, estivemos em discussões construtivas com o proprietário sobre o valor do aluguel, buscando um acordo que nos permitisse continuar operando nesse local icônico”, disse a empresa em comunicado. “Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes”, completou.

O plano de recuperação judicial da Cultura foi aprovado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em maio de 2021. Em 22 de fevereiro deste ano, o ministro Raul Araújo negou um pedido da livraria para suspender uma ordem de despejo da unidade na Avenida Paulista.

Segundo Araújo, o processo de falência da empresa não pode significar “uma blindagem patrimonial” frente aos credores. “Nessa linha, o juízo da recuperação judicial não deve permitir proteção desmedida à empresa, impondo o ônus da reestruturação exclusivamente aos credores que há muito aguardam a satisfação de seus créditos”, escreveu na decisão. Eis a íntegra do texto (PDF – 213 kB).

A loja já tinha sido fechada por decisão judicial anterior. Em junho de 2023, porém, a suspensão de uma liminar de falência possibilitou a reabertura da unidade no Conjunto Nacional.


Leia mais:


Leia a íntegra da nota da Livraria Cultura:

“Durante os últimos 3 anos, estivemos em discussões construtivas com o proprietário sobre o valor do aluguel, buscando um acordo que nos permitisse continuar operando nesse local icônico.

“Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes. O cenário atual do mercado, especialmente acentuado pelas mudanças no comportamento do consumidor, consolidadas durante a pandemia, tornou a manutenção de uma livraria de grande porte como a nossa neste local desafiadora.

“Como resultado, e com vistas à sustentabilidade de nossas operações, foi inevitável tomar a difícil decisão de procurar um novo espaço que se adapte melhor às demandas e realidades atuais do mercado editorial e varejista.

“É importante ressaltar que a Livraria Cultura está comprometida em continuar servindo à comunidade de leitores de São Paulo e do Brasil como um todo. Estamos trabalhando em novas estratégias e oportunidades que em breve anunciaremos, visando continuar nossa missão de promover a cultura e o acesso ao conhecimento.”

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS