HomeBrasil

Ministro da Justiça à CNN sobre criminalidade: Rio de Janeiro chegou em uma situação limite

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em entrevista à CNN Brasil, afirmou que o estado do Rio de Janeiro atingiu uma “situação limite” em rela

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em entrevista à CNN Brasil, afirmou que o estado do Rio de Janeiro atingiu uma “situação limite” em relação à criminalidade. Esta declaração vem em resposta ao pedido público de auxílio feito pelo governador Cláudio Castro à União.

Lewandowski ressaltou a pronta resposta do governo federal: “Nós imediatamente acorremos para lá, o auxiliamos, estamos auxiliando naquilo que é possível”. O ministro enfatizou que a União está colaborando com os Estados no controle da criminalidade, especialmente em casos que têm repercussão além das fronteiras estaduais.

Proposta de mudança constitucional

O ministro da Justiça revelou que está sendo proposta uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para constitucionalizar o sistema único de segurança pública, atualmente previsto apenas em lei ordinária. Segundo Lewandowski, esta mudança permitiria que “a União possa estabelecer uma política de segurança pública, diretrizes nessa área, e essas diretrizes sejam vinculantes para os Estados e também para os municípios quando for o caso”.

Lewandowski explicou que, atualmente, a cooperação entre União e Estados na área de segurança pública é intensa, mas ocorre em bases voluntárias. Com a proposta de constitucionalização, busca-se um planejamento global, comparando a iniciativa ao trabalho realizado pela Interpol em nível mundial.

A proposta do ministro visa fortalecer a coordenação entre os diferentes níveis de governo no combate à criminalidade, permitindo uma abordagem mais integrada e eficaz dos desafios de segurança pública enfrentados pelo país, especialmente em estados como o Rio de Janeiro, que enfrentam situações críticas.

Confira a entrevista na íntegra

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Clique aqui

COMMENTS