Nefrite lúpica: o que é, sintomas, causas e tratamento

HomeLifestyle

Nefrite lúpica: o que é, sintomas, causas e tratamento

Nefrite lúpica é a inflamação dos glomérulos renais, causada pelo lúpus eritematoso sistêmico, resultando em sintomas como diminuição da quantidade de urina, inchaço das pernas e sangue na urina.

A nefrite lúpica afeta mais de metade das pessoas com lúpus, sendo mais comum em mulheres após os 30 anos, embora também possa afetar homens e pessoas de outras idades, e quando não tratada adequadamente pode causar insuficiência renal.

Leia também: Nefrite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento


tuasaude.com/nefrite

Embora seja uma complicação grave do lúpus, a nefrite lúpica pode ser controlada com o tratamento adequado indicado pelo nefrologista ou reumatologista. Por isso, é muito importante que pessoas com lúpus façam consultas e exames regulares para avaliar a presença de complicações.


Sintomas de nefrite lúpica

Os principais sintomas de nefrite lúpica são:

  • Sangue na urina;
  • Urina com espuma;
  • Inchaço excessivo das pernas, pés, rosto ou mãos;
  • Vontade de urinar frequente;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Febre sem causa aparente.

Na presença de sintomas de nefrite lúpica, é importante que consultar um reumatologista ou um nefrologista, para realizar exames que confirmem o diagnóstico e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Leia também: 15 principais sintomas de lúpus (com teste online)


tuasaude.com/sintomas-do-lupus

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico inicial da nefrite lúpica é suspeitado pelo reumatologista a partir da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa com lúpus e de exames de sangue e urina, sendo que normalmente apresenta níveis elevados de proteínas na urina e baixas quantidades de albumina no sangue.

Marque uma consulta com o reumatologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Reumatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, o médico deve solicitar um ultrassom renal pois permite identificar alterações, como obstruções ou inchaço nos rins, chamada hidronefrose, e permite também avaliar a anatomia do órgão.

Em alguns casos, pode até ser necessário fazer uma biópsia do rim para confirmar o diagnóstico. Saiba como é feita a biópsia renal.

Possíveis causas

A nefrite lúpica é causada pelo lúpus eritematoso sistêmico, o que favorece a deposição de imunocomplexos nos rins, que são um conjunto de anticorpos e antígenos produzidos pelo sistema imunológico contra o próprio corpo.

Isso causa uma inflamação nos rins e interfere diretamente no seu funcionamento, levando ao surgimento dos sintomas.

Leia também: Lúpus: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento


tuasaude.com/lupus

Como é feito o tratamento

O tratamento da nefrite lúpica normalmente deve ser feito com orientação do reumatologista ou nefrologista e, normalmente, é iniciado com o uso de remédios, para diminuir a resposta do sistema imune e diminuir a inflamação nos rins.

Alguns desses medicamentos são corticoides, como a prednisona, dexametasona ou betametasona, e/ou imunossupressores, como micofenolato de mofetila, azatioprina ou ciclofosfamida.

Além disso, dependendo dos sintomas, pode ainda ser necessário usar diuréticos para baixar a pressão arterial e para eliminar o excesso de toxinas e líquidos do organismo.

Já nos casos mais graves, em que o lúpus provocou muitas lesões no rim, pode começar a surgir insuficiência renal e, por isso, o tratamento pode envolver a realização de hemodiálise ou, até, transplante de rim.

Leia também: Transplante renal: o que é, como é feito, riscos e recuperação


tuasaude.com/transplante-de-rins

Em alguns casos pode ser também recomendado consultar um nutricionista para mudar a dieta de forma a facilitar o trabalho do rim e diminuir o avanço do lúpus. Saiba como deve ser alimentação para quem tem problema no rim.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas da nossa nutricionista:

youtube image - ALIMENTAÇÃO PARA LÚPUS

Fonte: clique aqui.
Você bem informado!

COMMENTS