Um alerta de onda de calor foi emitido para nove estados brasileiros nesta quarta-feira (21). O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia, que av
Um alerta de onda de calor foi emitido para nove estados brasileiros nesta quarta-feira (21). O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia, que avalia o grau de severidade do fenômeno como sendo de grande perigo.
Segundo o Inmet, a onda de calor ocorre quando a temperatura fica 5ºC acima da média por um período maior que cinco dias. Dessa vez, o alerta vale a partir das 18h de hoje e vai até o meio-dia de sexta-feira (23).
O instituto afirma que há risco à saúde e instrui a população a procurar a Defesa Civil, no telefone 199, em caso de emergências envolvendo o calor.
Veja as regiões afetadas:
Indo do sul do país até o norte, a primeira área afetada pelas altas temperaturas fica em Santa Catarina, agregando o Vale do Itajaí, o Oeste e o Norte Catarinenses.
Já o estado do Paraná ficará praticamente inteiro dentro da onda de calor, incluindo a região metropolitana de Curitiba. Apenas o litoral e a região da fronteira com o Paraguai escapam do calor.
Em São Paulo, a região da capital paulista e o litoral ficam de fora do calorão, mas por muito pouco. A onda de calor deve se estender por Campinas, Piracicaba, Vale do Paraíba Paulista e todas as regiões no oeste do estado.
Boa parte de Minas Gerais também deve ser atingida. As regiões do Triângulo Mineiro, Metropolitana de Belo Horizonte, Sul e Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Uberlândia, Campo das Vertentes e Central Mineira.
No Mato Grosso do Sul, apenas a região da fronteira com o Paraguai e extremo sul do estado não estão englobadas. A capital Campo Grande também verá as altas temperaturas.
Em Goiás, apenas o extremo sul estará sob a influência da onda de calor. No Mato Grosso, serão afetadas as regiões de Cuiabá, Centro-Sul e Sudeste Mato-grossense, Pantanais Sul do estado, Sudoeste e Norte Mato-grossense.
Já sob menor influência estão o Leste Rondoniense e, no Rio de Janeiro, Centro Fluminense, Serrana, Sul Fluminense e Noroeste Fluminense.
Choque térmico
A onda de calor está prevista para terminar no mesmo dia da chegada de uma nova frente fria. Segundo a Climatempo, a máxima na capital paulista no sábado não vai passar de 22°C, caindo até a próxima terça-feira (27).
* Sob supervisão
COMMENTS