Opep mantém corte voluntário na produção de petróleo

HomeGoverno

Opep mantém corte voluntário na produção de petróleo

Cartel de exportadores de petróleo manteve restrição de 2,2 milhões de barris de óleo por dia mesmo com alta no preço da commodity

O comitê de monitoramento da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decidiu nesta 4ª feira (3.abr.2024) não revisar o corte voluntário na produção de petróleo acordado na última reunião do bloco realizada em março.

Em nota, o cartel de exportadores de petróleo informou que os países que tiveram uma produção de óleo superior ao definido em novembro para o 1º trimestre de 2024 tem até 30 de abril para apresentar um plano detalhado de compensação ao secretariado da Opep. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 100 kB, em inglês).

Em novembro do ano passado, a Opep definiu um corte de 2,2 milhões de barris de óleo por dia na oferta global. A princípio a restrição se estenderia até março, mas no mês passado a organização determinou que o corte será mantido até junho deste ano, quando será realizado o próximo encontro do bloco.

A Opep regula a produção dos maiores produtores globais de petróleo para pressionar o preço da commodity. Na 3ª feira (2.abr), o preço do barril alcançou seu maior valor em 6 meses e chegou a negociado a US$ 89,32. Nesta 4ª, o preço registrou um novo recorde no ano com uma máxima de US$ 89,86.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS