Pelo menos 28 prédios desabam em Taiwan por causa de terremoto

HomeCongresso

Pelo menos 28 prédios desabam em Taiwan por causa de terremoto

Tremor deixou 9 mortos, 934 feridos e 50 desaparecidos; foi o abalo sísmico mais forte registrado na ilha em 25 anos

O forte terremoto que atingiu Taiwan na 3ª feira (2.abr.2024) derrubou pelo menos 28 prédios em todo o território, sendo mais da metade na cidade de Hualien, no leste da ilha. O tremor de magnitude 7,4 matou 9 pessoas, feriu 934 e deixou ao menos 50 desaparecidos. É o mais forte registrado na ilha em 25 anos.

Conforme a Agência Nacional de Incêndios de Taiwan, do total de prédios que caíram, 17 ficavam em Hualien, cidade localizada a 18 km do epicentro do tremor. Um desabamento aconteceu em Yilan, 2 em Keelung e outros 8 em Nova Taipei, a maior cidade do território taiwanês, no norte da ilha.

Assista ao vídeo que mostra os estragos em Taiwan (2min43s):

Também foram registrados deslizamentos de terra na região atingida pelo terremoto e danos em edifícios. As equipes de resgate trabalham para resgatar 56 pessoas que ficaram presas nos escombros.

Não há um consenso sobre a intensidade do tremor:

  • o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, na tradução da sigla para o português) fala em magnitude 7,4;
  • já a JMA (Agência Meteorológica do Japão) diz que a magnitude foi de 7,5 a 7,7;
  • e Taiwan afirma que o tremor foi de magnitude 7,2.

Taiwan registrou 76 tremores secundários em menos de 5 horas depois do terremoto, sendo 13 deles com magnitudes superiores a 5.

O Japão e as Filipinas chegaram a emitir alertas de tsunami. Os moradores de áreas litorâneas foram orientados a procurar por um lugar elevado e ficar longe da costa. O fenômeno não se concretizou e o alerta foi cancelado.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS