HomeBrasil

Petróleo no estado é desenvolvimento, diz governador do Amapá à CNN

O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), defendeu em entrevista ao Bastidores CNN a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazona

O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), defendeu em entrevista ao Bastidores CNN a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas como uma oportunidade de desenvolvimento para o estado.

Segundo o governador, a produção de petróleo pode financiar a transição energética e diversificar a economia local.

Luís argumentou que o que foi negado pelo Ibama foi o direito de pesquisar, não de produzir.

“O que é explorar em petróleo, óleo e gás? Explorar significa pesquisar”, afirmou.

Ele destacou que os blocos de exploração estão a 540 quilômetros de distância da foz do Rio Amazonas e a 174 quilômetros do Cabo Orange, quase no fim da placa continental brasileira.

Desenvolvimento sustentável e diversificação energética

O governador enfatizou que o Amapá busca um desenvolvimento sustentável, associando a exploração de petróleo com a manutenção dos indicadores ambientais do estado, que são “os melhores do Brasil”.

Ele mencionou que o estado está realizando um estudo do potencial eólico e solar na costa, demonstrando o interesse em diversificar as fontes de energia.

“Nós queremos essa diversificação, e o petróleo significa para a gente, nessa diversificação não só energética, mas diversificação econômica, poder gerar desenvolvimento para o Amapá”, explicou Luís.

Críticas à visão “protecionista” do Ministério do Meio Ambiente

O governador criticou o que considera uma visão excessivamente protecionista do Ministério do Meio Ambiente.

“Se acostumou a colocar meio ambiente em contradição ao desenvolvimento”, afirmou.

Luís argumentou que é necessário associar meio ambiente com desenvolvimento, utilizando várias estratégias, incluindo bioeconomia, agricultura sustentável e exploração segura de petróleo.

Clécio Luís também destacou a importância de mostrar a realidade da Amazônia, incluindo os desafios sociais e econômicos enfrentados pela população local.

“Não adianta ficar falando de sustentabilidade numa realidade completamente insustentável”, disse, mencionando que 50% da população do Amapá está no Cadastro Único.

O governador concluiu defendendo uma abordagem equilibrada para o desenvolvimento da Amazônia, que considere tanto a preservação ambiental quanto as necessidades econômicas e sociais da população local.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Clique aqui

COMMENTS