Prédio mais alto de Taiwan tem pêndulo anti-terremoto

HomeCongresso

Prédio mais alto de Taiwan tem pêndulo anti-terremoto

Bola de metal de 660 toneladas limita efeito de tremor de terra em edifício de 101 andares

O terremoto que atingiu Taiwan na 3ª feira (2.abr.2024), o maior em 25 anos na região, deixou intacto o Taipei 101, maior prédio da ilha. Fica na capital, Taipei, e tem 101 andares, com 508 metros de altura. Ao ser concluído em 2003 era o prédio mais alto do mundo. Atualmente está na 3ª posição.

Os prédios mais novos em Taiwan são construídos com estrutura especial para evitar o efeito de terremotos, que são frequentes na ilha.

O Taipei 101 tem uma das tecnologias mais avançadas e sofisticadas disponíveis para evitar o efeito de terremotos. Uma bola de metal de 660 toneladas, com 5 metros de diâmetro, é suspensa em um espaço dentro do edifício, do 92º andar ao 87º andar.

A bola fica apoiada em amortecedores. Funciona com um pêndulo. Quando há um terremoto, balança de volta em sentido inverso ao da pressão inicial. Isso anula a força e reduz a vibração. A bola é apoiada em amortecedores hidráulicos. Isso evita que balance descontroladamente e cause danos às paredes e outras estruturas. Há também proteção contra terremotos nas colunas de sustentação do prédio.

Copyright
Paulo Silva Pinto/Poder360 – 18.nov.2019

O Taipei 101, com 508 metros e 101 andares, é o mais alto de Taipei, capital de Taiwan e o 3º mais alto do mundo

Outros edifícios usam essa tecnologia. No caso do Taipei 101, a estrutura fica exposta aos visitantes. Quem vai ao deck de observação do edifício pode observar e fotografar o pêndulo.

TERRITÓRIO CONTESTADO

Taiwan considera-se um país independente. Para a China, é uma província rebelde e deveria ser anexada. Em 1949, quando os comunistas tomaram o poder em Pequim, o governo da República da China mudou-se para Taiwan.

O governo local mantém a dominação de República da China para o território. Mas poucos países o reconhecem atualmente. O Brasil reconhece o governo da República Popular da China, com sede em Pequim, e mantém um escritório de representação em Taipei. Há um escritório com diplomatas de Taipei em Brasília.

Lai Ching-te venceu a eleição presidencial em Taipei em 13 de janeiro. Ele é do DPP (Partido Democrático Progressista). Tomará posse do cargo em 20 de maio. Defende que o território se mantenha independente da China.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS