Primeiro-ministro Luís Montenegro é empossado em Portugal

HomeGoverno

Primeiro-ministro Luís Montenegro é empossado em Portugal

Montenegro substituirá o esquerdista António Costa, que estava no cargo desde 2015; a posse marca o avanço da direita no país

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, de 51 anos, foi empossado em uma cerimônia no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, nesta 3ª feira (2.abr.2024). O presidente Marcelo Rebelo de Sousa também deu posse a outros 17 ministros, eleitos pela coligação AD (Aliança Democrática), formada por partidos de direita.

A cerimônia, realizada às 18h no horário de Lisboa (12h no horário de Brasília), contou com a participação de António Costa, do PS (Partido Socialista), antecessor do novo premiê. Na próxima 6ª feira (5.abr), a posse dos Secretários de Estado completará o novo Governo Constitucional de Portugal.

A posse de Montenegro marca o avanço da direita em Portugal. Nas eleições de março, o Partido Socialista, antes maioria na Assembleia da República, perdeu cadeiras para a AD, formada pelo partido do premiê, o PSD (Partido Social Democrata), e por CDS-PP (Centro Democrático Social – Partido Popular) e PPM (Partido Popular Monárquico).

Durante a posse, Rebelo de Sousa alertou o novo primeiro-ministro para o “panorama internacional” e para a influência dos Estados Unidos nas guerras, o que, segundo ele, pode tornar o mandato de Montenegro “complexo”.

Veja como é a composição atual da Assembleia da República, de antes das eleições, e como ficará depois que os novos deputados tomarem posse.

QUEM É LUÍS MONTENEGRO

O líder do PSD, Luís Montenegro, tem 51 anos. É formado em direito. Foi eleito deputado pela 1ª vez em 2002. Reelegeu-se 4 vezes (2005, 2009, 2011 e 2015), ficando por 16 anos na Assembleia da República.

Foi líder da bancada do PSD de 2011 a 2017. Parte desse tempo cobriu o governo de Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal de 2011 a 2015, período em que o país enfrentou sérias dificuldades econômicas e medidas de austeridade fiscal.

Quando deixou a Assembleia da República, em 2018, Montenegro se dedicou aos estudos. Fez uma pós-graduação em direito à proteção de dados pessoais e um curso sobre gestão e liderança.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS