Prisão de ventre na gravidez: sintomas e como tratar

HomeLifestyle

Prisão de ventre na gravidez: sintomas e como tratar

A prisão de ventre na gravidez é uma situação normal que acontece devido às alterações normais que acontecem na gravidez e também favorecida pelo crescimento da barriga e peso que o útero exerce sobre o intestino, dificultando os movimentos intestinais.

Assim, é importante que a mulher durante a gestação tenha hábitos saudáveis, como aumento do consumo de água, alimentos ricos em fibras e prática de atividade física, pois dessa forma é possível estimular o bom funcionamento do intestino.

A prisão de ventre na gravidez não prejudica o bebê, mas pode causar cólicas e desconforto abdominal na gestante. Quando esses sintomas são acompanhados de náuseas ou dores abdominais de um lado só, é aconselhado consultar o médico obstetra para que seja investigada a causa dos sintomas e o tratamento adequado possa ser iniciado.


O que comer

Para tratar a prisão de ventre na gravidez podem ser seguidas várias dicas, como:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas com casca, frutos secos, verduras, legumes e sementes;
  • Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em água, como rabanete, tomate, nabo, melancia, morango e melão;
  • Diminuir a quantidade de alimentos que contém fibra ou que endurecem as fezes, como açúcar, queijos curados e o arroz branco;
  • Não ignorar a vontade para defecar, já que a retenção das fezes pode promover a prisão de ventre.

Outra dica importante é fazer algum tipo de atividade física, mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.

Remédios caseiros para prisão de ventre na gravidez

Alguns remédios para a tratar a prisão de ventre na gravidez incluem beber um copo de suco natural de 2 laranjas e uma xícara de mamão antes de dormir. Essas frutas são laxantes naturais, já que contém fibras que estimulam os movimentos intestinais.

Leia também: Sucos laxantes para intestino preso


tuasaude.com/suco-laxante

Outra opção é uma vitamina de iogurte natural com mamão e mel, devendo ser consumida diariamente no café da manhã, além de começar 4 a 5 ameixas secas diariamente.

Também é recomendado tomar um copo de água com limão ou beber um chá morno em jejum, como o chá de camomila, por exemplo.

Leia também: Chás na gravidez: quais a grávida pode tomar


tuasaude.com/chas-que-a-gravida-nao-pode-tomar

Sintomas de prisão de ventre na gravidez

Os sintomas de prisão de ventre na gravidez surgem porque, durante a gravidez, o útero faz pressão sobre o intestino, além disso, os hormônios da gravidez tornam o trânsito dos alimentos no intestino mais lento. Os sintomas mais frequentes na prisão de ventre durante a gravidez são:

Os principais sintomas de prisão na gravidez são:

  • Muito esforço para evacuar;
  • Fezes muito duras e secas;
  • Sangue nas fezes, em alguns casos;
  • Cólicas, mal-estar e inchaço abdominal;
  • Mau humor e irritabilidade;
  • Gases.

Caso os sintomas sejam muito intensos, ou seja notada náusea, por exemplo, é importante que o obstetra seja consultado para que seja avaliada a necessidade de usar algum tipo de laxante.

Assista o vídeo seguinte e conheça outras dicas para aliviar os sintomas da gravidez:

youtube image - Como aliviar os Sintomas de Gravidez

Imagem do autor

Licenciada em Nutrição e Dietética pela Universidad Central de Venezuela. Inscrita no Ministério da Saúde da República da Venezuela com nº MPPS 3781.





94% dos leitores

acham este conteúdo útil



(120 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Constipation. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/constipation>. Acesso em 26 mar 2024
  • PREGNANCY, BIRTH AND BABY – AUSTRALIAN GOVERNMENT. Constipation during pregnancy. Disponível em: <https://www.pregnancybirthbaby.org.au/constipation-during-pregnancy#causes>. Acesso em 26 mar 2024
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE MOTILIDADE DIGESTIVA E NEUROGASTROENTEROLOGIA. Constipação intestinal. Disponível em: <http://www.sbmdn.org.br/constipacao-intestinal/>. Acesso em 10 jan 2022

Fonte: clique aqui.
Você bem informado!

COMMENTS