Os times femininos que vão jogar são: Tsunami, Gladiadoras, 10Temidas e Cajacity. No mesmo horário, os jogos masculinos acontecem pelo zonal 08, com a
Os times femininos que vão jogar são: Tsunami, Gladiadoras, 10Temidas e Cajacity. No mesmo horário, os jogos masculinos acontecem pelo zonal 08, com as equipes da casa Salvador Zeus e Kingsharks. Eles também vão disputar contra o Titãs, de Jacobina; Marvel, de Porto Seguro; e Alcateia, de Jequié.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, aponta a organização das competições da modalidade no estado. “O baleado é um dos nossos maiores acertos de incentivo às novas modalidades no estado com um circuito apoiado por nós que reúne mais de 38 equipes e 570 atletas apenas em 2024 competindo em seis cidades baianas. A Bahia joga baleado de forma competitiva e organizada graças ao apoio do Governo do Estado”, explica.
Ginástica Rítmica
Neste final de semana, acontece mais uma edição da Copa Estrela de Ginástica Rítmica, no Colégio São José, no Bonfim, em Salvador. A competição é válida como a segunda etapa do Campeonato Baiano de Ginástica 2024, uma realização da Federação Bahiana de Ginástica, em parceria com a Sudesb.
A atividade reúne 377 atletas estreantes, envolvendo mais de 20 entidades que desenvolvem a iniciação esportiva da modalidade da ginástica. Nessa edição da Copa Estrela, serão contempladas a ginástica rítmica, com 199 inscritas; ginástica aeróbica, com 22 inscritos; e a ginástica artística, com número recorde de inscrições – 126.
O evento inicia às 9h do sábado (27), com término às 17h40. Neste dia, as apresentações das modalidades de ginástica rítmica e aeróbica estarão presentes. No domingo (28), o evento começa às 9h e finaliza às 17h, com as apresentações das modalidades de ginástica rítmica e artística. As premiações acontecerão sempre após o fim das apresentações das modalidades. Todos os dois dias, entrada aberta ao público.
Estádio de Pituaçu
Neste final de semana, três clubes baianos mandam seus jogos no Estádio de Pituaçu (Roberto Santos), em Salvador, em partidas válidas para o cenário nacional. A equipe feminina sub-17 do Esporte Clube Bahia enfrenta o Vila Nova-GO nesta sexta-feira (26), às 16h, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Sub-17. O grupo do tricolor baiano também conta com as equipes do Grêmio e do União Desportiva Alagoana (UDA).
Pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino – Série D, duas equipes baianas disputam a partida de ida da primeira rodada da eliminatória em busca da classificação às oitavas de final e posterior acesso à Série C nacional. A Jacuipense recebe o Iguatu-CE às 15h do sábado (27), e o Itabuna joga contra o Anápolis-GO, no domingo (28), às 16h.
Clínica do Paradesporto
A Clínica do Esporte Adaptado chega à cidade de Juazeiro, no norte do estado, com sua segunda edição em 2024, levando conhecimento acerca do paradesporto para o interior da Bahia. Após passar por Senhor do Bonfim no último final de semana, as aulas teóricas de experiências reais e práticas das diversas modalidades acontecem no Centro Integrado de Educação Rui Barbosa neste final de semana.
A abertura, com autoridades locais, será às 19h desta sexta-feira (26) e as aulas a partir das 8h do sábado (27), com a parte teórica pela manhã e prática à tarde. O projeto em Juazeiro será ministrado pelos palestrantes Audival Junior, com ênfase nas instituições que tratam do paradesporto no cenário estadual, nacional e mundial mais a modalidade específica do atletismo paralímpico, e Tássia Alves, sobre a evolução da pessoa com deficiência no esporte e as modalidades para cegos e da natação paralímpica, as quais trabalha em Jequié.
Na parte prática, o público do curso, majoritariamente estudantes e profissionais de educação física, poderão conhecer modalidades como o goalball, o vôlei sentado, o futebol de cegos e bocha, a partir da apresentação e de atividades de orientação e mobilidade para cegos como se fossem os alunos com deficiência.
Com mais duas edições nas próximas semanas – Caetité e Salvador -, o projeto tem o objetivo de interiorizar as ações do Núcleo de Paradesporto da Sudesb pelas diversas regiões da Bahia e capacitar os profissionais de Educação Física da Bahia para executar as ações de inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) no esporte como forma de lazer e desenvolvimento ao alto rendimento. A atividade tem inscrição gratuita e é fruto de emenda parlamentar federal, com execução financeira do Ministério do Esporte e da Sudesb; a parceria para execução do projeto é com a Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP), fazendo parte do projeto Esporte como Instrumento de Promoção à Saúde.
Beach Soccer
A etapa de Ilhéus da Copa João Bismarck de Beach Soccer acontece a partir deste sábado (27), com as disputas masculinas e femininas. Tigre e Castelo Novo, na chave A; e Bahia e Sol e Mar, na chave B são os times femininos que jogam entre 14h20 e 18h contra os adversários da outra chave em busca da final no domingo (28);
Na categoria masculina, a disputa acontece entre oito times distribuídos em quatro grupos: chave A, com Tigre e Fraternal; chave B, com LDV e Malvadão; chave C, com Malhado e Portuguesa; e chave D, com New Castelo e Real Castelo na chave D. Os times da chave A jogam contra os da chave B e os da chave C contra os da chave D entre 9h e 14h20 do sábado (27). As quatro equipes com mais pontos avançam à fase de mata-mata no domingo (28).
Ciclismo
A 20ª edição do Marathon Bike Alagoinhas acontece neste domingo (28), a partir das 7h, com largada na Praça dos Esportes da cidade, e promete mais uma grande disputa na tradicional prova do mountain bike baiano. Com mais de 600 inscrições confirmadas, a prova possui três percursos: A, de 80 km; B, de 57 Km; e C, de 30 Km, para iniciantes ou interessados no cicloturismo.
Fonte: Ascom/Sudesb
COMMENTS