HomeSaúde

Saúde em todos os espaços: Salvador promove capacitação sobre Doença Falciforme para atenção às pessoas privadas de liberdade

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, por meio do Campo Temático de Doença Falciforme, promoveu uma qualificação voltada aos

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, por meio do Campo Temático de Doença Falciforme, promoveu uma qualificação voltada aos profissionais de saúde da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), com o objetivo de fortalecer a assistência às pessoas privadas de liberdade que vivem com Doença Falciforme. A atividade que ocorreu na última semana, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS).

A ação reconhece a importância de assegurar cuidado integral e humanizado para todos. No caso das pessoas em privação de liberdade, o desafio se intensifica, especialmente quando se trata de doenças crônicas, como a Doença Falciforme — uma condição genética que exige acompanhamento contínuo, acesso regular a medicamentos e intervenções em situações de crise.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Campo da Pessoa Privada de Liberdade da Atenção Primária à Saúde e teve como foco aprimorar o olhar dos profissionais sobre o diagnóstico precoce, manejo clínico e continuidade do tratamento, inclusive com uso de medicamentos essenciais como a hidroxiuréia e a realização de transfusões sanguíneas, quando indicadas.

A capacitação também reforçou a importância de identificar sinais e sintomas da doença, como as crises de dor intensa, e de prestar assistência qualificada diante das possíveis complicações, a exemplo de infecções, síndrome torácica aguda e lesões em órgãos. Muitas dessas intercorrências podem ser agravadas por fatores ambientais, como higiene inadequada, alimentação deficiente e situações de estresse.

Sobre a Doença Falciforme

Trata-se de uma condição hereditária que altera o formato dos glóbulos vermelhos, tornando-os em forma de foice. Essa alteração compromete a circulação do sangue e o transporte de oxigênio, levando a crises de dor, risco aumentado de infecções, fadiga e outras complicações. O acompanhamento adequado é fundamental para prevenir agravamentos e garantir uma vida com mais saúde.

Visited 2 times, 3 visit(s) today



Fonte: Clique aqui

COMMENTS