Foto: Divulgação Para responder às demandas de zeladoria e conservação na cidade de maneira mais rápida e objetiva, a Secretari
Para responder às demandas de zeladoria e conservação na cidade de maneira mais rápida e objetiva, a Secretaria de Manutenção (Seman) aposta na inovação dos sistemas para dar celeridade na resposta à população, ao mesmo tempo que promove o fortalecimento institucional.
Um exemplo desse trabalho é o Inova Seman, programa que atua por meio de escutas ativas e que culminou em um concurso que selecionou as melhores ideias para serem implantadas pelo órgão e que premiou três ideias inovadoras, na última quinta (7), em evento realizado no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade.
Na ocasião, foram selecionados e premiados projetos que levaram em conta critérios como originalidade, aplicabilidade/funcionalidade e custo/viabilidade, todos avaliados por uma comissão especial instituída pela própria Seman.
No ranking apresentado pela secretaria, o projeto Bueiro Ninja – implantação de cestas com microchips em caixas de captação de drenagem para reter resíduos e monitorar os alagamentos na cidade, apresentado por Gabriela Moreira, ficou na primeira colocação.
Logo em seguida, o projeto de contratação de um equipamento específico para mapeamento e georreferenciamento das redes de drenagem de Salvador, de autoria de Raíssa Lima Moura, alcançou o segundo lugar. Na terceira posição, ficou o funcionário Clésio Gonçalves da Silva, que desenvolveu o projeto de implantação de microchips para monitoração da arborização urbana na cidade.
Titular da Seman, o secretário Lázaro Jezler explica que, cada vez mais, seja na gestão pública ou na iniciativa privada, a tecnologia faz toda a diferença.
“No caso do setor público, onde os recursos são sempre menores do que a necessidade, a inovação e a tecnologia podem trazer a eficiência, que é o que a gente pode fazer mais com menos. Ou seja, é buscar trazer mais benefícios para o cidadão gastando menos recursos. Então, é muito importante promover sistemas que ajudem, por exemplo, a saber qual o nível de água, ou qual nível de entupimento de resíduos há em uma caixa de captação. Isso tudo sem precisar ir ao local para verificar. Dessa forma, vamos saber o que devemos priorizar, quais são os locais que mais precisam de ação imediata, sendo assim mais eficiente, atacando os problemas que mais precisam de atenção”.
O secretário lembra que os sistemas inteligentes e inovadores sugeridos pelo programa para serem implantados na cidade são ideias palpáveis, que podem ser implantadas em algum momento.
“Em um dos casos, é preciso fazer um projeto piloto, em outro, tem que se fazer um processo licitatório. Então, na verdade, as possibilidades são grandes. Essas ideias já vão começar a ser implantadas, após o tempo necessário para preparar o processo. A gestão pública está apostando na inovação e quer apontar mais e novos caminhos para uma gestão ainda mais eficiente nas ações de manutenção, baseadas no que foi apresentado no Inova Seman”.
Texto: Eduardo Santos/ Secom PMS
COMMENTS