Datada do Brasil Império, a capoeira é um patrimônio cultural imaterial da humanidade, mas também uma prática esportiva. A Bahia, um dos berços da mod
Datada do Brasil Império, a capoeira é um patrimônio cultural imaterial da humanidade, mas também uma prática esportiva. A Bahia, um dos berços da modalidade do país, estará representada no Campeonato Brasileiro de Capoeira 2024, que será realizado neste domingo, 17, em São Bernardo dos Campos, em São Paulo.
Os capoeiristas baianos embarcam na quarta-feira, 13, com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A delegação viaja com 30 atletas – 15 pelo masculino e 15 no feminino.
Nelsival Menezes, presidente da Federação de Capoeira do Estado da Bahia (FCBA), agradeceu à autarquia pelo apoio e comentou um pouco sobre as expectativas para o torneio nacional. “A Sudesb é essencial. Só estamos conseguindo viajar e participar de competições graças a todo o apoio que eles nos oferecem. A expectativa é a melhor possível: estamos desde 2011 sem ganhar o título brasileiro e estamos com essa gana para vencer novamente”, pontua.
Os capoeiristas baianos que viajam para a cidade paulista nesta quarta-feira, 13, foram selecionados por meio de uma seletiva realizada no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, na Cidade Baixa, no último sábado, 09, segundo o presidente. Ele destaca os principais nomes.
“Nós teremos muitos atletas de destaque representando a Bahia neste brasileiro. Uma delas é a Nilma ‘Navalha’, de 23 anos e campeã brasileira em 2023. Além dela, tem o Gabriel ‘Manhoso’, com 33 anos e campeão baiano de 2023. Com certeza, a Bahia vem forte para esse campeonato”, finaliza Nelsival.
Fonte: Ascom/Sudesb
COMMENTS