Terremoto em Taiwan foi o mais forte na ilha em 25 anos

HomeJustiça

Terremoto em Taiwan foi o mais forte na ilha em 25 anos

Sismo de magnitude 7,4 já deixou 9 mortos; em 1999, um tremor de magnitude 7,6 matou cerca de 2.500 pessoas

O terremoto de magnitude 7,4 que atingiu Taiwan na 3ª feira (2.abr.2024) foi o mais forte registrado na ilha em 25 anos. Até a manhã desta 4ª feira (3.abr), o tremor deixou 9 mortos, 800 pessoas feridas e 50 desaparecidas. 

Segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, na tradução da sigla para o português), o epicentro foi a 18 km da cidade de Hualien, no leste da ilha. Pelo menos 10 réplicas com magnitude acima de 5,0 foram sentidas nas horas seguintes. 

O terremoto foi o maior a atingir a ilha desde 1999. Na época, um tremor de magnitude 7,6 matou cerca de 2.500 pessoas, segundo o jornal The New York Times.

Desde então, Taiwan melhorou o seu sistema de alerta de terremotos e evoluiu nas medidas de resposta aos tremores. As autoridades criaram uma equipe de busca e salvamento e abriram diversos centros de operações médicas de emergência, dentre outras medidas.

O terremoto de 3ª feira (2.abr) fez com que mais de 20 edifícios desabassem. Segundo as autoridades locais, as equipes de resgate trabalham para chegar a uma centena de pessoas que estão presas entre os escombros.

As 50 pessoas desaparecidas estavam em 4 micro-ônibus que seguiam em direção a um parque nacional. Ainda não há confirmação sobre as nacionalidades dos desaparecidos.

Assista ao vídeo que mostra os estragos em Taiwan (2min43s):

O Poder360 preparou um infográfico que mostra o local onde ocorreu o terremoto.

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS