O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará aprovou a concessão do título de Doutora Honoris Causa à ministra da Cultura Margareth Menezes. A cerimônia ocorrerá no dia 3 de julho, em Fortaleza.

A honraria reconhece a trajetória artística, cultural e ministerial de Margareth, considerada uma das principais referências da música brasileira e da valorização da cultura afro-brasileira. A aprovação do título destaca sua relevância transversal, unindo uma carreira artística de 36 anos à sua atuação como gestora cultural.

Com uma trajetória que se iniciou nos palcos do teatro baiano nos anos de 1980 e se consolidou mundialmente com o lançamento de 17 obras e indicações ao Grammy, Margareth é a principal idealizadora do “Afropop Brasileiro”, movimento que funde ritmos ancestrais afro-brasileiros com sonoridades contemporâneas.

Relatada pelo conselheiro Ivânio Lopes, a sugestão do título foi apresentada como um “marco histórico” que reconhece a embaixadora da cultura popular da Unesco por sua capacidade de transformar a arte em ferramenta de desenvolvimento.

Créditos Autor: Wendal Carmo
Créditos Imagens: Reprodução Internet

Fonte: Clique aqui