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A Previdência Estadual já promoveu uma redução de aproximadamente R$ 23,2 milhões para os cofres públicos, apenas como consequência da automatização da prova de vida. A economia é um dos benefícios contabilizados ao longo dos cinco primeiros meses de adoção da metodologia, que permite conciliar um controle mais efetivo sobre o pagamento de benefícios do Estado com ganhos em comodidade e segurança para os mais de 142 mil aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça.
Graças à mudança – que resulta de uma parceria da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) com a BB Tecnologia e Serviços, do Grupo Banco do Brasil – desde o último mês de abril, os beneficiários do Estado não precisam mais se deslocar anualmente aos postos da Rede SAC ou recorrer a canais virtuais para fazer a prova de vida. Todo o procedimento é efetuado por meio do cruzamento de bancos de dados com informações cadastrais e relativas aos mais diversos serviços acessados pelos beneficiários.
Resultados
O diretor de Controle e Gestão da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), Rafael Carvalho, conta que a economia financeira resulta diretamente do aprimoramento do controle. “Os resultados não podiam ser melhores: antes, o controle era feito de forma escalonada, por mês de aniversário, hoje o cruzamento de dados nos possibilita a cada mês verificar toda a base de dados, o que amplia a nossa capacidade de identificar óbitos e eventuais irregularidades”, explica.
No modelo anterior, ainda segundo Rafael, não era raro que houvesse um hiato de mais de 30 dias entre a data do óbito e o momento em que a informação chegava à Suprev, o que resultava em pagamentos indevidos e obrigava o Estado a adotar uma série de rotinas para negociação de débitos e resgate de valores junto à instituição financeira. “Hoje, nós trabalhamos com um intervalo que pode ser de apenas dois dias”, garante o diretor.
Rastreamento
Nos cinco meses da nova prova de vida, o cruzamento de dados permitiu à Suprev identificar 593 situações de indicativo de óbito, todas confirmadas. Dos 142 mil aposentados e pensionistas que estão no cadastro do Estado, apenas 148 não puderam ter sua condição de beneficiário confirmada unicamente por meio do rastreamento eletrônico. Para estes casos – classificados como indefinidos – a Suprev realizou um trabalho de busca ativa por meio de diversos canais de relacionamento, o que lhe permitiu identificar 126 óbitos.
“Quando necessário, realizávamos a comprovação por videoatendimento, mas em nenhum caso foi preciso que o aposentado ou pensionista se deslocasse até os postos da Rede SAC”, revela a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado.
Fonte: Ascom/Saeb
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